Sistema construtivo mundialmente consolidado, amplamente utilizado em países como EUA, Japão, Canadá, Argentina, Chile, continente Europeu e no mercado da construção civil brasileira, o Light Steel Frame, ou LSF, foi aprovado em vários países devido às suas vantagens frente a construção convencional em alvenaria. O Light Steel Frame, é um sistema de construção a seco constituído por uma estrutura leve de perfis de aço galvanizado que formam um esqueleto estrutural autoportante, composto de painéis, vigas, tesouras de telhado e outros elementos, projetados para suportar as cargas da edificação. Sobre este esqueleto estrutural são fixadas placas de fechamento internas e externas, isolamentos termo acústicos e barreiras, gerando uma construção com aspecto final semelhante ao da construção convencional e qualidade superior.
Este esqueleto é complementado por revestimentos em placas externas e internas, isolamento termo acústico e forros. Em conjunto com os demais subsistemas da obra. O Light Steel Frame gera edificações com aspecto final semelhante ao da construção convencional, porém integra tecnologia, resistência e sustentabilidade. O sistema Light Steel Frame é capaz de atender quaisquer necessidades arquitetônicas, por isso seu emprego é possível em diversos tipos de edificações: casa, prédios (até quatro pavimentos), galpões, fachadas, escolas, hospitais, lojas, mezaninos e outros.
A construção em Light Steel Frame possui peso próprio muito menor que a construção convencional de alvenaria. Isso reduz consideravelmente as cargas na fundação, gerando economia nesta etapa da obra, que pode chegar a 75%. A fundação mais comum é a do tipo Radier, uma laje em concreto armado leve e simples de executar, aplicável na maioria dos solos. Para terrenos com topografia mais acidentada, a fundação utiliza técnicas convencionais de engenharia, como muros de arrimo e estacas, que têm sua dimensão reduzida em função da leveza da edificação.
O revestimento externo da estrutura em Steel Frame pode ser feito com placas cimentícias parafusadas diretamente nos perfis da estrutura, com tratamento das juntas com massa elastomérica e tela. As placas são instaladas sobre uma barreira de vapor que impede a entrada de água, mas deixa a parede respirar, evitando condensação de água em seu interior. Outro sistema de revestimento externo para o LSF é o sistema EIFS (Exterior Insulation and Finish System), que é um agregado de elementos (OSB, barreira de vapor, EPS, tela em fibra de vidro e argamassa elastomérica), que possui alto desempenho térmico e acústico e acabamento final monolítico, liso e sem trincas.
O revestimento interno das construções com Steel Frame é feito com placas de gesso cartonado parafusado sobre os perfis das paredes ou em forros estruturados e recebem tratamento nas juntas, gerando aspecto final liso e sem emendas. As placas de gesso cartonado possuem composição adequada para cada aplicação da residência: Standard (ST) para áreas secas e Resistente à Umidade (RU) para áreas úmidas, como banheiros e cozinhas.
Uma das várias vantagens propiciadas pela construção em Light Steel Frame é o seu desempenho térmico e acústico, que propicia conforto e qualidade no ambiente. Um dos fatores responsáveis por este desempenho superior são as mantas de lã de vidro ou de poliéster instaladas no interior das paredes e no forro de toda a edificação. Estas mantas são fabricadas em material poroso, dotado de grande capacidade de absorção, que reduz grandemente a transição de som e calor entre ambientes.
As instalações elétricas e hidráulicas no sistema LSF são projetadas e executadas seguindo os mesmos princípios e materiais utilizados na construção convencional. A grande vantagem oferecida pelo sistem,a é a facilidade de execução dessas instalações, pois, devido ao vazio interno de paredes e forros e a presença de furos nos montantes, é possível uma execução rápida e sem quebra-quebra.
As obras executadas utilizando o sistema Light Steel Frame resultam em edificações com aspecto similar aos sistemas tradicionais, porém com acabamento final superior, maior conforto térmico e acústico, canteiro de obras limpo e prazo de execução reduzido. O sistema integra tecnologia, resistência, sustentabilidade, durabilidade e agilidade, sendo por isso uma excelente opção para execução de residências que vem cada vez mais conquistando o mercado brasileiro.